Esporotricose

Atualizado: 9 de Abr de 2019

Pela Dra. Andréa de Jesus Lambert, médica veterinária do Rio de Janeiro


Gatinho Vince já está curado

Não se pode chamar a esporotricose de doença do gato! O gato é simplesmente uma das espécies entre as muitas que adquirem esta doença. A esporotricose é uma doença na qual o agente é o fungo Sporothrix schenckii, encontrado em plantas em várias partes do mundo.


Muitas espécies, incluindo cavalos, gatos, cães, animais silvestres e o próprio homem podem adquirir esta doença através de pequenos ferimentos no contato com plantas contaminadas e a infecção ocorre quando há inoculação do fungo no tecido subcutâneo por meio de pequenos traumatismos.

O gato pode adquirir a doença através das plantas, brigas com outros animais e, portanto, quando infectado, pode transmitir a esporotricose através de arranhões. Esta doença é conhecida por atingir jardineiros, floristas e agricultores e a infecção pode ficar limitada ao local de inoculação (esporotricose em placa) ou estender-se ao longo dos canais linfáticos proximais (esporotricose linfática).

O gato é um animal já perseguido e vítima de vários preconceitos e abordar um assunto como este de maneira tendenciosa só aumenta o preconceito contra o gatos e o abandono dos mesmos nas ruas e abrigos, piorando a situação. Medidas devem ser tomadas para o controle de qualquer epidemia, medidas profiláticas e com atendimento adequado das pessoas envolvidas, sem levar ao preconceito.


COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO?

Um maneira de evitar a contaminação dos gatos pela esporotricose é esterilizá-los para que não briguem nem saiam para a rua e não se infectem com plantas contaminadas com o fungo.


Foi importante o estudo realizado, até para controlar esta doença nas regiões onde ocorreram os casos e evitar que novos gatos e seres humanos sejam atingidos, porém deve se ter muito cuidado para evitar que mais uma vez esta espécie seja prejudicada, aumente a perseguição e os casos de maus tratos a que são vítimas. A esporotricose tem cura e quanto mais rápido for iniciado o tratamento, mais fácil é a cura.

#esporotricose

MIA!