A linguagem corporal dos gatos!

leila maria • out. 10, 2018

Os gatos entendem algumas palavras-chave, porém ele entende muito bem a atitude (postura) humana e também tom de voz. Além disso, eles são capazes de sentir emoções e prever o que você fará.

Assim como a linguagem corporal humana, os corpo dos gatinhos (e outros animais) também falam!

Duas partes do corpo do gato que são muito expressivas são os olhos, através de seus formatos,e a posição das orelhas. E lembre-se: nunca corte os bigodes dos gatinhos porque é através deles que eles se comunicam com outros gatos e exploram o mundo!

CONFIRA O QUE AS POSIÇÕES DAS ORELHAS INDICAM

  • ORELHAS ERETAS, voltadas para frente e abertas, com os olhos arredondados: gato neutro.
  • ORELHAS LEVANTADAS E RETAS , torcidas para o lado, com os olhos estreitos (afunilados): gato nervoso e irritado.
  • ORELHAS BAIXAS E PLANAS , com as pupilas arredondadas e dilatadas: gato agressivo.
  • ORELHAS ABERTAS, ERETAS E VOLTADAS PARA FRENTE , com os olhos meio fechados (semicerrados) e pupilas em fenda: gato feliz.

E QUANTO AO CORPO DO GATO?

  • Esfregar a cabeça ou o rabo nas pernas do dono : o gato se sente muito próximo de você e quer compartilhar seu cheiro. Ele cobre o proprietário com seus “ferormônios”, produzidos para exercer um efeito calmante e relaxante sobre outros gatos. Apenas retorne a afeição.
  • “Massagear” o colo do dono (o famoso pãozinho) : o gato está remontando o tempo em que ele mamava em sua mãe, estimulando o fluxo de leite. Ao reproduzir o movimento, ele está buscando o mesmo prazer que sentia durante a amamentação. Os gatos desmamados muito jovens tendem a continuar com esse comportamento e podem associá-lo com sucção de lã ou outros tecidos.
  • Rolar no chão assim que vê o dono: ele está demonstrando submissão. No entanto, o gato adotará essa posição somente com pessoas com quem ele se sente completamente à vontade . Tenha cuidado se você tiver a oportunidade de acariciar sua barriga, pois ele pode agarrar suas mãos com a pata!
  • Abanar o rabo : ao contrário dos cães, isso não é um sinal de alegria nem de felicidade. Esse gesto expressa inquietação ou agitação. Se você estiver acariciando seu gato e ele começar a abanar o rabo, é melhor parar imediatamente, porque ele não está gostando e está dizendo isso a você!

E OS SONS?

  • Ronronar : isso costuma ser um sinal de contentamento . Os filhotes começam a ronronar quando mamam na mãe pela primeira vez, expressando tanto satisfação como total dependência por ela. Ao ronronar com você, seu gato está expressando bem-estar ao seu lado. Contudo, um gato que esteja sofrendo ou ansioso pode algumas vezes ronronar para si mesmo, provavelmente como uma forma de aliviar seu estresse.
  • Rosnar e sibilar : seu gato deseja intimidá-lo. Utilizados no caso de agressão, esses dois sons fazem parte de sua estratégia de defesa.
  • Miar : existem muitos tipos diferentes de miados, mas cada um deles tem seu próprio significado. Os miados podem expressar pedido, queixa, confusão ou recusa, ou seja, fique atento a postura corporal do gato para conseguir decifrar o miado.

A melhor forma de compreender seu gatinho é interpretando seu corpo e corpo. Pode ser complicado quando você o conhece a pouco tempo, porém, tenha paciência que vai ficando cada vez mais fácil.

Por leila maria 29 nov., 2022
Caso você passe horas fora de casa todos os dia e ainda não tenha gatos, doamos bebês em duplinhas! Assim um tem a companhia do outro...
Por leila maria 12 out., 2022
Um ambiente enriquecido é a dica para gatinhos felizes e saudáveis. Para ajudar, aqui vai uma lista básica de tudo o que você precisa...
Por leila maria 20 set., 2022
Felinos precisam de verde em sua dieta. Não falo de periquitos, mas de alface, salsinha, broto de alpiste e grama que podem ser comidos...
Carregar mais
Share by: